A sede da Junta de Freguesia de Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, tem, a partir de hoje, uma “Galeria dos Presidentes”, com dez retratos, do actual e dos antigos autarcas. As imagens, em formato de pintura digital, são da autoria de João de Almeida Santos.
Esta iniciativa fez parte da programação das comemorações dos 51 anos do “25 de Abril de 74” naquela freguesia, que incluiu ainda a apresentação do livro “Terra Comum”, que reúne 25 autores e que tem a coordenação editorial de Vítor Amaral e pintura de capa de João Almeida Santos.
Também hoje, “Dia Oficial da Freguesia”, a autarquia prestou homenagem aos autarcas locais, do antes e do pós-25 de abril, e distinguiu personalidades e instituições que, “ao longo do tempo, foram contribuindo significativamente para o desenvolvimento e dignificação da freguesia nas várias frentes da vida colectiva”, justificou o presidente da autarquia António Fontes.
Entre os homenageados estão, a título póstumo, Sérgio Rocha (bombeiro que morreu, em Julho de 2006, num incêndio em Famalicão da Serra que também vitimou cinco chilenos de uma equipa helitransportada da Afocelca), António de Castro (Grupo Desportivo de Famalicão), Carlos Neto (que liderou a Banda Filarmónica e que esteve na criação da “Fanfarra Nem Fá Nem Fun”) e Maria de Lourdes Barbas (que doou bens para a edificação da Residência Sénior do Senhor Bom Jesus).
A restante lista dos distinguidos é constituída por João de Almeida Santos, Vitor Amaral, Francisco Barbeira, Luís Vaz Couto, Manuel Rodrigues, António Fonseca, Orlindo Cabeças, Câmara da Guarda, Centro Cultural de Famalicão, Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, Associação Cultural e Social de Famalicão, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão e a Florestegal.