Há falhas no abastecimento de electricidade em várias regiões em Portugal. Na Guarda, também se regista o “apagão”. Fonte oficial da REN confirmou ao Expresso que se trata de uma falha a nível nacional, estando a empresa ainda a averiguar os seus motivos.
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial admitiu que o apagão energético que afecta Portugal possa ser devido a um ciberataque, adiantando que está também a afectar Espanha, França e Alemanha.
Segundo a E-REDES, a interrupção deveu-se a um problema na rede elétrica europeia, que afectou a rede nacional. Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva.
O “apagão” também afectou regiões de Espanha e França, devido a avarias em linhas de muito alta tensão de 400.000 volts.
O Observador adiante que estão várias pessoas presas no metro em Lisboa, devido à falta de energia. O SAPO24 sabe que o serviço de atendimento do metro está encerrado.
Nos Açores, algumas ilhas ainda têm luz. E o apagão ainda não chegou à Madeira.
O SAPO24 sabe que há militares a ser convocados para os quartéis, para delinear uma estratégia para manutenção da ordem pública, uma vez que, por exemplo, neste momento não há semáforos e já está a haver alguns acidentes.
Bélgica, Luxemburgo, Bruxelas, Alemanha, Dinamarca e Sérvia estão com luz. No Japão também tudo funciona normalmente.