Quarta-feira, 30 Abril, 2025
Google search engine
InícioRegiãoGuarda"Edifício EDP" na Guarda vai ser reabilitado e transformado em 28 apartamentos...

“Edifício EDP” na Guarda vai ser reabilitado e transformado em 28 apartamentos para arrendamento acessível

O conhecido “edifício da EDP”, situado na Rua Batalha Reis, na Guarda, vai ser reabilitado para dar lugar a 28 apartamentos para arrendamento acessível para jovens casais. Será o Município da Guarda a adquirir o edifício, cedendo depois a sua posição no contrato de compra ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do “Acordo de Colaboração com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE e IHRU. O valor da compra do imóvel à E-Redes é de aproximadamente um milhão e 375 mil euros. A autarquia ficará apenas na posse de dois espaços no rés-do-chão (fracções autónomas), que custarão 125 mil e 377 euros.

Para poder celebrar estes contratos-promessa, a autarquia necessitou do aval do executivo municipal. A proposta foi discutida e votada na reunião da passada Segunda-feira.

Aos jornalistas, o presidente da Câmara, Sérgio Costa, explicou que a aquisição do imóvel é o resultado de «um acordo entre as três partes [autarquia CIM-BSE e E-Redes]», adiantando que «o Município da Guarda ficará com o rés-do-chão do edifício onde funciona a parte comercial e todo o restante será alienado ao IHRU, transformando aquele edifício em 28 apartamentos novos (depois de reabilitados)». «Estamos a falar num investimento de perto de 3,5 milhões de euros, financiados pelo PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]. É este o nosso plano da habitação, passo-a-passo conseguir mais financiamento para podermos construir casas sociais e casas acessíveis, como é o caso», salientou.

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares