A deputada do PS, Aida Carvalho, eleita pelo círculo da Guarda, quer saber quando é que na totalidade a Linha da Beira Alta. “Qual é, à data de hoje, o calendário oficial e actualizado para a reabertura integral da Linha da Beira Alta?”, questionou a socialista, numa pergunta endereçada a Miguel Pinto Luz.
Este pedido é subscrito pelos deputados José Carlos Barbosa, Frederico Francisco, André Pinotes Batista, Hugo Oliveira, Humberto Brito, Marina Gonçalves e Pedro Coimbra.
Aida Carvalho recordou que, em Dezembro de 2024, o ministro das Infraestruturas comprometeu-se com a reabertura integral da linha “no primeiro trimestre de 2025” e questionou “por que motivo o prazo não foi cumprido”.
“Quais os factores concretos que continuam a impedir a reabertura total da linha, nomeadamente nos troços entre Mangualde e Pampilhosa?”, é outra das questões enviadas a Miguel Pinto Luz.
A deputada quer ainda saber se o Governo mantém o compromisso de que a Linha da Beira Alta, após a sua reabertura, “estará equipada com todas as condições técnicas para responder às necessidades do transporte internacional de mercadorias”.
Quanto ao transporte de passageiros, a deputada questionou a tutela sobre o modelo de serviço que a CP “planeia oferecer na Linha da Beira Alta após a sua reabertura total”.
A circulação ferroviária está suspensa desde Abril de 2022, tendo sido reabertos, entretanto, os troços Mangualde-Celorico da Beira, Celorico da Beira-Guarda e Guarda-Vilar Formoso.