Viseu pode vir a ter uma das maiores salas de espectáculos da Região Centro

0
8

Viseu poderá vir a ter daqui a poucos anos uma das maiores salas de espectáculos da Região Centro, que custará mais de 20 milhões de euros e integra a estratégia de dar “um novo impulso” à zona norte da cidade. O anúncio foi feito na semana passada pelo presidente da Câmara, Fernando Ruas.
O Centro de Artes e Espectáculo mas de Viseu (CAEVIS), que será construído junto à Rotunda Cibernética, terá uma sala de mil lugares e um auditório exterior para 760 lugares, em bancada. De acordo com a autarquia, o edifício permitirá responder às necessidades crescentes do dinamismo cultural do concelho e da região, possibilitando o acolhimento de espetáculos de maior dimensão, grandes exposições e até congressos, conferências e outros eventos do universo corporativo.
Um dos primeiros passos para a concretização do CAEVIS foi dado esta semana com a assinatura do auto de consignação da obra de demolição do antigo edifício da PT, na Avenida Capitão Homem Ribeiro. Uma obra com um prazo de execução de 56 dias e um investimento de 80 mil euros.
Durante a sessão, o autarca viseense salientou que o CAEVIS será um dos pilares estratégicos no novo plano de reabilitação, regeneração e revitalização urbana do Norte da cidade.
O plano estratégico inclui a construção das novas unidades de saúde: um novo edifício na Avenida Capitão Homem Ribeiro, no terreno onde estão instaladas as cubas de vinho da CVR Dão, que permitirá albergar a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, a Unidade de Saúde Pública, a Unidade de Cuidados na Comunidade e o Centro de Aconselhamento e Detecção. Na Avenida da Europa, junto à rotunda para Santo Estêvão, serão contruídos dois módulos simétricos, unidos por uma pala, cada um destinado a duas unidades de saúde familiar, que serão deslocadas do actual edifício da Segurança Social: as USF Infante D. Henrique, Lusitana, Alves Martins e Viseu Cidade.
O reperfilamento da Avenida Capitão Homem Ribeiro, a reabilitação do antigo edifício da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, a construção de novas unidades de saúde e a requalificação do troço central da Avenida da Europa são as principais intervenções ao nível das acessibilidades. (Fotos: Município de Viseu)