O novo presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura (autarca de Pinhel com funções suspensas), que hoje tomou posse, assegurou que continuará “a ser sempre uma voz que jamais se calará quando estiver em causa o Centro de Portugal”. “A Turismo Centro de Portugal é um desafio ao qual me vou dedicar de corpo e alma. Acredito no potencial do turismo nesta região e asseguro-vos que honrarei o compromisso assumido nesta campanha eleitoral”, disse ainda o novo dirigente daquela estrutura, que sucede no cargo a Raúl Almeida, que faleceu em Dezembro.
Durante o discurso de tomada de posse do cargo de presidente, Rui Ventura afirmou que é chegado “o momento de agarrar as oportunidades, de atrair e agregar todos aqueles que se revêem na diversidade turística única do Centro de Portugal”.
Aproveitando a presença do secretário de Estado do Turismo, Rui Ventura lançou um apelo à revisão do enquadramento legal que regula as entidades regionais de turismo, a Lei n.º 33. “Os estudos demonstram que é possível avançar para uma maior autonomia administrativa e financeira, sem comprometer o alinhamento com a tutela do Turismo de Portugal. Todas as regiões já provaram que são capazes de manter esse equilíbrio”, argumentou.
Maior articulação entre a Turismo Centro de Portugal (responsável pela promoção interna do território) e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (responsável pela promoção externa), criação de um hotel-escola na região, a melhoria dos conteúdos e da experiência turística no destino, estímulo à dinâmica territorial, através de eventos com impacto nacional e internacional e aposta na digitalização e na sustentabilidade, são algumas das apostas evidenciadas pelo recém empossado presidente da Turusmo Centro.
Rui Ventura destacou ainda a necessidade de serem implementados novos modelos de comercialização, distribuição, monitorização e auditoria do destino, bem como o reforço da participação de parceiros públicos e privados nas decisões estratégicas e o aprofundamento das relações com as regiões vizinhas de Castela, Leão, Extremadura e a Comunidade de Madrid, entre outras.
No encerramento da sessão de tomada de posse, o secretário de Estado do Turismo destacou três pilares fundamentais para o sucesso da Turismo Centro de Portugal: a equipa, o território e a comissão executiva.