Por respeito ao luto nacional pelo falecimento do Papa Francisco, muitas das actividades previstas para as comemorações da “Revolução dos Cravos” foram adiadas ou mesmo anuladas. Na Guarda, o Município decidiu manter a sessão solene comemorativa do 25 de Abril e também a apresentação de livros, que está agendada para Sábado, adiando as restantes iniciativas previstas no programa das comemorações.
Numa nota à imprensa, a autarquia informa que as outras actividades, entre as quais, o concerto de Rodrigo Leão, que era para ocorrer amanhã no Teatro Municipal, no TMG, serão “oportunamente reagendados”.
O 51º aniversário do Dia da Liberdade será assinalado com a cerimónia do Hastear da Bandeira, pelas 10h30, seguindo-se a sessão solene comemorativa, a decorrer na Sala António de Almeida Santos. No dia seguinte, pelas 16 horas, no espaço Ecclesia serão apresentados livros alusivos aos 50 anos do 25 de Abril: “A Guarda e os 25 de Abril: Memória(s) e Desafios”- coletânea; “Uma Porta para a Liberdade, o Ser e o Agir: Breve Biografia de Luís Erse Baeta de Campos”, “Cândido da Conceição Pimenta: O Resistente” e “Augusto José Monteiro Valente, Major-General do Exército Português (1944-2012), Capitão de Abril: Republicano, Cidadão e Historiador”.
Nesta ocasião haverá também uma homenagem ao advogado e defensor da liberdade João Gomes.
O Município acrescenta que as celebrações do aniversário do “25 de Abril de 74” serão retomadas no Domingo, com o espectáculo “Comemorar Abril”, pelo Centro Cultural da Guarda, no auditório do Centro Cultural. Na Segunda-feira, haverá a “Festa do Futebol Feminino Distrital”, no Campo de Jogos do Zambito.
As restantes iniciativas programadas entre hoje e Sábado ficam adiadas, devendo realizar-se em data a anunciar oportunamente.