Celebrações religiosas, rituais como o Canto dos Martírios e a Encomendação das Almas, o Percurso das Alminhas, um atelier, uma tertúlia, teatro religioso e concertos, são algumas das iniciativas que vão decorrer, no concelho da Guarda, a partir da próxima Quarta-feira e até 18 de Abril.
Assim, dia 2, haverá na Igreja da Misericórdia, a partir das 21 horas, a “Missa de Léo Delibes”, interpretada pela Orquestra de Cordas, Orquestra de Guitarras e coro do 5º e 6º anos do Conservatório de Música de São João. No Domingo, a Associação de Jogos Tradicionais promove, a partir das 9 horas, um percurso pelas Alminhas, na aldeia de Meios. O trajecto inclui uma visita ao património local e identificação de algumas alminhas, seguindo-se, após o almoço, jogos tradicionais e uma conversa/tertúlia sobre o percurso, o património e tradições da Quaresma. Haverá ainda um “atelier” de construção de ramos de Páscoa.
Também no Domingo, mas na aldeia dos Trinta, decorrerá , a partir das 21 horas, o “Encontro de Encomendação das Almas”, “um ritual do período quaresmal que leva um grupo de pessoas à rua durante a noite, normalmente num lugar de elevação, para fazerem orações pelas almas dos que já partiram”, recorda o município da Guarda, numa nota à imprensa. Esta iniciativa conta com a participação dos grupos da Sequeira, Faia, Quinta de Gonçalo Martins, Maçainhas, Famalicão da Serra, Marmeleiro, Castanheira e Grupo de Cantares “A Mensagem”. Às 22 horas, haverá na Igreja Matriz dos Trinta o “Concerto de Cantos da Quaresma”, interpretado pelo padre Ricardo Mónica e Grupo Etnográfico de Almeirim.
No dia seguinte, Segunda-feira, realiza-se pelas ruas da Guarda a Procissão dos Passos com saída da Igreja da Igreja. A 8 de abril, a Sé Catedral recebe, pelas 21h30, o concerto “Requiem” de Mozart, apresentado pelo Movimento Musical Cooperativo, e no dia seguinte, pelas 21 horas na Igreja da Misericórdia, será interpretada a “Missa Brevis”, de Jacob de Haan”, pelo Coro Bomtempo e Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de São José.
A programação da “Semana Santa” inicia-se no dia 13, pelas 21h30, com a apresentação do teatro religioso “Eis, Pôncio Pilatos”, pelo Grupo Cultural Pousadense, no Pátio da Sé. A peça volta a ser apresentada em Pousade, no anfiteatro, no dia 18, pelas 21h30.
No Domingo de Ramos, dia 13 de Abril, realiza-se a Via Sacra pelas ruas da Guarda com todas as paróquias do Arciprestado Guarda/Manteigas, com início na Sé Catedral, a partir das 21 horas.
Na Quinta-feira, 17 de Abril, realiza-se na Sé Catedral a Missa Crismal e Benção dos Óleos, pelas 10h30 e a “Missa Vespertina da Ceia do Senhor Lava-pés”, às 19h00. A “Visita e Adoração” decorrerá a partir das 21 horas, na Igreja de São Vicente, Sé da Guarda, Igreja da Misericórdia e Igreja de S. Miguel. Na Sexta-feira Santa, a Sé da Guarda recebe a cerimónia da “Paixão do Senhor e Adoração da Cruz pelas 17 horas e na Igreja da Misericórdia realiza-se o “Enterro do Senhor”, pelas 21h30. No dia 19 de Abril realiza-se a “Vigília Pascal” na Sé Catedral e na Igreja de S. Miguel, ambas pelas 21h30.
Dentro da programação, estão ainda agendadas diversas iniciativas religiosas que decorrem no concelho, como por exemplo a “Via Sacra” e a “Procissão dos Passos”.
A “Semana Santa – Guarda Cultura e Fé” é promovida pelo Município da Guarda, em parceria com a Diocese da Guarda, através do Arciprestado Guarda/Manteigas e com a Santa Casa da Misericórdia.