O social-democrata Rui Ventura, presidente da Câmara de Pinhel, é o novo presidente da comissão executiva da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal, sucedendo a Raúl Almeida, que faleceu em Dezembro.
Nas eleições, que decorreram na semana passada, em Coimbra, a Lista A, liderada pelo autarca pinhelense, conseguiu 86 votos (57,72%), enquanto a Lista B, do socialista Walter Chicharro, deputado e antigo autarca da Nazaré, conseguiu 60 votos (40,27%). Registaram-se ainda três votos brancos. Nesta Assembleia-Geral Extraordinária Eleitoral, a afluência foi de 93, 71% (149 votantes).
Este órgão reúne representantes dos 100 municípios que integram a Turismo Centro de Portugal a que se juntam operadores privados do sector.
Como estas eleições tiveram apenas como objectivo eleger o Presidente da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal (TCP), os restantes órgãos sociais da TCP, eleitos em Julho de 2023, mantêm-se inalterados.
Assim, na Comissão Executiva, presidida por Rui Ventura, ficam como vice-presidentes Anabela Freitas, Jorge Sampaio, Elsa Marçal e Luís Albuquerque.
A Mesa da Assembleia Geral, que é presidida por Francisco Rolo (TCP – Associação para a Promoção do Turismo na Região Centro de Portugal), Vítor Pereira (Câmara Municipal da Covilhã) fica como secretário.
No Conselho de Marketing, presidido por Jorge Almeida “Loureiro” (Hotel Avenida), estão Luís Tadeu Marques (ADIRAM – Associação Aldeias de Montanha), ficam Carlos Ascensão (Aldeias Históricas de Portugal), Laura Rodrigues (Câmara Municipal de Torres Vedras), Rodolfo Baldaia de Queirós (Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior), Jorge Costa (Empreendimentos Turísticos Montebelo) e António Marques Vidal (APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos).
A tomada de posse dos órgãos sociais terá lugar às 11h30 horas do dia 15 de Abril em Coimbra.
Consolidar o Centro de Portugal como a marca do “turismo da diversidade”, desenvolver e apostar em produtos e projectos turísticos que possibilitem a diminuição da sazonalidade apostar na certificação do Centro de Portugal, são alguns dos principais compromissos de Rui Ventura.
No livro da sua candidatura, enumera 14 objectivos, entre os quais, “ser um agente activo na defesa da melhoria das acessibilidades e da mobilidade do Centro de Portugal (nomeadamente, defendendo uma forte aposta na ferrovia)”, “continuar o esforço de reforço de notoriedade do destino, desenvolvendo todos os esforços, junto do mercado naciona/e internacional”, “apostar na Certificação do Centro de Portugal como um destino Sustentável, território mais sustentável, criativo, inteligente e interligado”, “actuar como mediador e defensor dos interesses da Turismo do Centro e dos diferentes ‘stakeholders’ regionais”, “consolidar as redes colaborativas e o modelo de governance que tem sido adoptado nos últimos anos pela Turismo Centro de Portugal”.
No documento, a que o “TB – Todas as Beiras” teve acesso, o autarca promete “trabalhar de forma leal e próxima com todos os elementos da equipa da Comissão Executiva, assim como, com toda a equipa técnica da Turismo Centro de Portugal, que têm feito um trabalho de extraordinária qualidade, contribuindo, de forma significativa, para os resultados obtidos”.
Diz ainda que quer “desenvolver um trabalho de grande proximidade, no terreno, junto de todos os associados da Turismo Centro de Portugal, junto dos Municípios, das Comunidades Intermunicipais, das Empresas, da CCDCR, das Associações ou das Instituições de Ensino e Formação”.
“Será esta a minha principal missão: estar ao lado de todos os actores regionais na defesa do desenvolvimento integrado e coeso de toda a Região Centro de Portugal”, evidencia Rui Ventura.