Terça-feira, 29 Abril, 2025
Google search engine
InícioEnsinoERASMUSCENTRO reforça laços internacionais com a assinatura de memorando com um consórcio...

ERASMUSCENTRO reforça laços internacionais com a assinatura de memorando com um consórcio de universidades do Brasil

Com o objectivo de ampliar a cooperação académica internacional, o Consórcio ERASMUSCENTRO, que reúne oito Institutos Politécnicos da região centro de Portugal, e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), do Brasil, na semana passada, a assinatura de um memorando de entendimento. A cerimónia oficial decorreu na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, tendo contado com a presença de reitores e responsáveis de relações internacionais de ambos os consórcios.

As instituições portuguesas envolvidas (Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Tomar e Viseu), umas representadas presencialmente e outras virtualmente, assumiram um compromisso de estreitar laços com as 14 universidades que integram o COMUNG, reunindo um universo de mais de 150 mil estudantes no Brasil e 46 mil em Portugal.

Numa nota informativa enviada ao “Todas as Beiras”, o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) refere que este acordo marca “o primeiro protocolo internacional do ERASMUSCENTRO fora da Europarepresentando um passo estratégico na projecção internacional dos institutos politécnicos portugueses e na construção de novas redes de cooperação académica”. “A parceria visa fomentar a mobilidade de estudantes, docentes e colaboradores não docentes, promover o desenvolvimento de projectos conjuntos de investigação e inovação, e impulsionar a realização de estágios profissionais em empresas localizadas nas regiões do centro de Portugal e do Rio Grande do Sul, no Brasil”, adianta o IPV. 

A instituição explica que “as mobilidades serão financiadas pelo programa Erasmus+, estando o lançamento do primeiro edital previsto ainda para 2025”.

O IPV informa ainda que o memorando contempla também “o reforço da visibilidade internacional das instituições parceiras, a criação de redes de networking, a participação conjunta em projectos em diversas áreas estratégicas e a articulação de parcerias regionais de interesse comum”. 

Na cerimónia oficial de assinatura do memorando, delegação portuguesa fez-se representar pela coordenadora do Consórcio ERASMUSCENTRO, Maria João Cardoso, do Instituto Politécnico de Coimbra, pelo presidente da Comissão de Gestão do ERASMUSCENTRO e vice-presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Vinhas, e respetiva pró-presidente para as Relações Internacionais, Susana Amante, bem como pelo vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém, Hélder Pereira, e dos pró-presidentes dos Institutos Politécnicos da Guarda, Carla Ravasco, e de Tomar, Célio Marques.

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares