Mais de 10,8 milhões de cidadãos vão hoje escolher os 230 deputados da Assembleia da República. As assembleias de voto abriram às 8 horas e encerram às 19 horas. No círculo eleitoral da Guarda há actualmente 139.520 eleitores em condições de escolher três deputados. Neste círculo eleitoral há 14 listas concorrentes.
O Interior do país elege apenas 40 deputados, correspondente a 17,4% do total de 230 que compõem o parlamento: Beja (3), Bragança (3), Castelo Branco (4), Evora (3), Guarda (3), Portalegre (2), Santarém (9), Vila Real (5) e Viseu (8).
Do total de 230 deputados a eleger nas legislativas, Lisboa mantém-se como o maior círculo eleitoral (no qual são eleitos 48 deputados), seguido pelo Porto (40), Braga e Setúbal (com 19), Aveiro (16) e Leiria (10).
Quem ainda nao souber qual a sua mesa de voto poderá consultar as listagens na juntas de freguesias, na própria assembleia de voto ou online, através do endereço www.recenseamento.pt. Poderá ainda enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 3838 com: RE[espaço]Número do BI/CC[espaço]Data de nascimento(AAAAMMDD).
Para exercer o seu direito ao voto, o eleitor tem que indicar o seu nome perante a mesa de voto, identificando-se com o Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade, ou na sua falta, um documento oficial que contenha fotografia atualizada ou “por dois cidadãos eleitores que atestem pela sua identidade mediante compromisso de honra, ou ainda, por reconhecimento unânime dos membros de mesa”.
O cartão de eleitor deixou de ser emitido em 2008 e o número de eleitor foi eliminado em Agosto de 2018.