Quarta-feira, 2 Julho, 2025
Google search engine
InícioRegiãoGuardaAdministração da ULS da Guarda confiante de que o distrito vai ser...

Administração da ULS da Guarda confiante de que o distrito vai ser contemplado com uma VMER nova

O conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda está esperançado de que a Guarda será contemplada com uma nova VMER (viatura médica de emergência e reanimação) na sequência do procedimento concursal para aquisição de viaturas, que deverá estar concluído no último trimestre deste ano. O anúncio foi feito esta tarde por Rita Figueiredo, presidente do CA da ULS, durante as comemorações dos 25 anos da VMER da Guarda, acrescentando que o assunto já foi por diversas abordado, tanto por ela como pelo director clínico, Nuno Sousa, com o presidente do INEM, Sérgio Janeiro, e também com a tutela.

«O distrito da Guarda, que tem uma área geográfica muito grande, tem apenas uma VMER e quando olhamos para o lado existem duas viaturas de emergência médica novas e as nossas são velhas e estão sempre a ser mudadas por outras velhas. E nós queremos mais porque merecemos mais, não só porque os nossos operacionais merecem ter segurança no trabalho, mas também porque as vítimas merecem que haja meios para serem socorridas», defendeu a dirigente. Em declarações aos jornalistas, Rita Figueiredo mostrou-se confiante de que Sérgio Janeiro «está com particular atenção ao processo da Guarda» poderá haver «boas notícias quanto antes».

Na sua intervenção, Nuno Sousa recordou que o facto de a VMER ter nascido na Guarda dois anos depois de ter surgido a nível nacional foi «um acto importante«. «Mais do que estarmos a dizer que estamos agradecidos, todo o distrito deve estar grato a toda esta estrutura, a anterior e a actual, pelo trabalho desempenhado, pelo trabalho diferenciado que a VMER pode levar junto das vítimas», afirmou o director clínico da ULS da Guarda, salientando que «provavelmente muitas vidas foram salvas e, mais do que isso, muitas vítimas foram estabilizadas e chegaram muito mais estáveis ao hospital, o que permitiu um melhor prognóstico». Aproveitou para agradecer «todo o esforço dos que têm sido perseverantes e têm permitido a manutenção da VMER, independentemente de meses melhores ou meses piores». Nuno Sousa não deixou de evidenciar que, «apesar de discreta» e de ainda não ser tudo aquilo que é desejável, «tem havido uma melhoria constante do ponto de vista da operacionalidade da VMER».

Quanto às escalas para assegurar o funcionamento da viatura de emergência, o director clínico admite que ainda não é possível ter escalas plenas. «Continua a haver dois ou três turnos por mês inoperacionais por falta de médico, mas a verdade é que, de há uns meses a esta parte, as escalas estão já muito preenchidas e já são poucos os turnos em que temos a viatura médica inoperacional», adiantou, explicando que, «quando está inoperacional, o INEM divide a nossa região pelos veículos à volta que estão operacionais». Nuno Sousa espera que o facto de a escala de Julho estar «bem preenchida» seja «prenúncio de um Verão um bocadinho melhor».

As celebrações dos 25 anos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Guarda decorrem durante esta Segunda-feira, tendo já sido inaugurada, no átrio da Consulta Externa do hospital, a Exposição “25 Anos da VMER Guarda”, e decorrido a sessão solene comemorativa. “Esta data simboliza 25 anos de dedicação, prontidão e serviço à comunidade, pelo que será um momento de justa homenagem a todos os profissionais que, ao longo deste percurso, contribuíram para a excelência da missão da VMER”, salienta a comissão organizadora das comemorações.




Relativamente à exposição patente no átrio da Consulta Externa do hospital, a Pedro Ventura, coordenador da área médica da VMER, explicou que é uma pequena mostra do trabalho que foi desenvolvido ao longo dos anos, «com muita dificuldade, nomeadamente em assegurar escalas».

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares