Entra hoje em funcionamento a nova rede de transportes públicos intermunicipais da região Viseu Dão Lafões. Como é referido numa nota à imprensa, a “Mobi Viseu Dão Lafões oferece preços mais acessíveis, mais de 140 autocarros equipados com WiFi gratuito, ar condicionado e bilhética ‘contactless’, que garante maior conforto e modernidade aos utilizadores».
Esta nova rede resulta de uma proposta apresentada pela Transdev ao concurso público internacional lançado pela Comunidade Intermunicipal em 2023, que valeu o valor contratual de 43 milhões de euros para cinco anos.
Para o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, «a MobiViseuDãoLafões representa uma mudança de paradigma. Mais do que autocarros recentes, confortáveis, estamos a falar de um modelo de mobilidade integrado, mais justo e mais próximo das necessidades reais da população. Queremos que usar transporte público nos 14 municípios seja fácil, confortável e vantajoso para todos».
«Os passes mensais, que permitem viajar pelos 14 concelhos da região Viseu Dão Lafões, são gratuitos para os jovens até aos 23 anos e têm o custo de 20 euros para os restantes utilizadores», informa a CIM, acrescentando que os bilhetes para uma viagem têm o valor fixo de 1,50 euros. A compra do cartão passe terá um custo de 5 euros, enquanto o cartão pré-comprado será de 50 cêntimos.
Com o Mobi Viseu Dão Lafões são também criadas duas novas linhas urbanas em Mangualde e Tondela.
No entender do autarca de Mangualde, Marco Almeida, a conectividade na cidade será fortemente reforçada. «Damos aqui também um passo importante em aproximar as zonas industriais, as escolas, as zonas comerciais e os centros de saúde. Os territórios só serão mais competitivos se tiverem uma boa rede de transportes e mobilidade. Este é, de facto, um primeiro passo para cumprirmos o nosso desejo.”
Por seu lado, o vereador da autarquia de Tondela, Francisco Fonseca, mostrou-se convicto de que este projecto permitirá elevar a mobilidade na região e na cidade que representa, permitindo assim que os habitantes consigam dar uma maior reposta às suas necessidades, uma vez «que vai ligar o centro da cidade, o centro de coordenação de transportes, o comércio, os serviços, a zona de industrial, as escolas».
Os custos de passe de rede urbana em Mangualde e Tondela serão de 12,50 euros, enquanto os bilhetes simples terão o custo de 50 cêntimos.
Os pontos de venda e os horários podem ser consultados no site https://mobiviseudaolafoes.pt/, na app disponível para Andoid e iOS ou através da linha de apoio que funciona todos os dias úteis das 09h às 13h e das 14h às 17h, através do número 232 811 175.