Sábado, 5 Julho, 2025
Google search engine
InícioRegiãoGuardaSimulacro junto à helipista do Hospital da Guarda para testar resposta de...

Simulacro junto à helipista do Hospital da Guarda para testar resposta de emergência

Com o objectivo de testar a operacionalidade dos meios de socorro e de coordenação em situações de emergência, decorreu esta manhã um simulacro próximo da helipista do Hospital Sousa Martins. O exercício, que teve início por volta das 10h00, contou com a participação de diversas entidades da Protecção Civil, nomeadamente os bombeiros de várias corporações da região, GNR, PSP e Protecção Civil Municipal.

O cenário simulado envolveu a queda de um helicóptero – representado por um veículo ligeiro – seguido de um incêndio, resultando em três vítimas, uma delas em estado grave. Todos os feridos foram transportados para o Hospital Sousa Martins para simular os procedimentos de recepção e tratamento em situação de catástrofe.

«Este é um exercício que realizamos anualmente, no âmbito do nosso Plano de Emergência Interno, sendo uma exigência das entidades competentes, nomeadamente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC)», explicou o engenheiro João Salgueiro, director de Serviços, Instalações e Equipamentos da ULS da Guarda e responsável pelo heliporto. O dirigente considera, desde já, que o balanço é positivo. As diversas entidades envolvidas neste exercício vão agora analisar detalhadamente os procedimentos para verificar «o que é que pode ser melhorado».

João Salgueiro explicou que este simulacro foi feito no âmbito da certificação do heliporto do hospital da Guarda, nomeadamente para os meios de protecção civil, acrescentando que o processo está numa fase final. «Todos os elementos do processo já foram enviados para a ANAC, aguardando-se agora a resposta», acrescentou.

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares