Domingo, 13 Julho, 2025
Google search engine
InícioRegiãoGuarda"Guarda Wine Fest" junta quatro regiões de vinhos

“Guarda Wine Fest” junta quatro regiões de vinhos

Cerca de 50 produtores de vinho da Beira Interior, Dão, Douro e também de Trás-os-Montes (região convidada) participam na quarta edição do “Guarda Wine Fest”, que decorre na Alameda de Santo André desde o final da tarde desta Sexta-feira e até Domingo. O evento é promovido pelo Município da Guarda em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Beira Interior.

Na opinião do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, o “Guarda Wine Fest” tornou-se numa «referência nacional e até internacional naquele que é o calendários dos grandes eventos dedicados ao vinho». A Guarda faz parte de «um grupo restrito de territórios que souberam reconhecer no vinho uma marca identitária e um motor de desenvolvimento e prosperidade». «O “Wine Fest” é uma aposta mais do ganha. Ganha para os produtores das Beira Interior, do Dão e do Douro, bem como de outros que encontram aqui um espaço de promoção colectiva, de encontro e de valorização», afirmou ainda Sérgio Costa na cerimónia de abertura do evento.

O facto de estarem presentes quatro CVR´s viria a ser evidenciado pelo vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Vasco Estrela, que aproveitou para realçar a «importância do trabalho em rede com estas parcerias». «É cada vez mais importante trabalharmos em conjunto para podermos encontrar soluções para problemas que existem e que, de alguma forma geral, podem ser ultrapassados se houver respostas para os mesmos e essas respostas se forem encontradas em conjunto seguramente poderão ser mais fáceis de encontrar», sustenta o dirigente. Entende também que, com o trabalho em rede, se consegue «alcançar outros patamares para podermos chegar a outros mercados».

«Nestes dias vão também ser discutidos assuntos de relevância para o sector e é importante que assim seja. Não podemos esquecer que, como é por demais evidente, o vinho atravessa um momento que carece de inúmeras reflexões devido a vários factores e portanto tudo aquilo que podermos fazer para contribuir para uma reflexão aprofundada relativamente aos problemas que afectam o vinho é de relevante importância», salientou Vasco Estrela. O dirigente assumiu o compromisso de a CCDR Centro para «participar na busca de soluções para problemas que possam surgir».

Por seu lado, o presidente da Entidade Regional Turismo Centro, Rui Ventura, realçou a importância que o vinho e o enoturismo têm para a região Centro. Citando um relatório elaborado pelo “Observatório de Turismo das Rotas de Vinho de Espanha”, que utilizou dados de 2023, o dirigente referiu que esse estudo aponta que «o número total de visitantes nesses roteiros subiu 18,2% em relação a 2022, somando quase três milhões de enoturistas»

«O impacto económico desse número se traduz uma facturação em museus e vinícolas dessas mesmas rotas, que superou os cem milhões de euros, números que não têm, em conta os gastos noutros estabelecimentos da rota, como hotéis, bares, restaurantes outras actividades», esclareceu, acrescentando que «se estivessem incluídos, os valores ascenderiam ao triplo do montante de cem milhões de euros». Segundo esse relatório, a maioria dos visitantes é da própria Espanha (78,8%), mas tem havido um crescimento dos enoturistas estrangeiros.

«Por isso, que seja também aqui um momento de reflexão do trabalho que temos vindo a fazer e esse trabalho só é possível fazer com as comissões vitivinícolas, com as comissão de coordenação regional mas também com todos os produtores», afirmou Rui Ventura.

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares