Sábado, 2 Agosto, 2025
Google search engine
InícioCulturaDécimo aniversário do Cineclube de Seia assinalado com cinema português ao ar...

Décimo aniversário do Cineclube de Seia assinalado com cinema português ao ar livre em vilas e aldeias do concelho

No ano em que assinala o décimo aniversário, o Cineclube de Seia promove este Verão mais uma edição do “Itinerante”, com diversas sessões de cinema ao ar livre em várias vilas e aldeias daquele concelho da Serra da Estrela.

De acordo com o programa desta edição, amanhã (Domingo), será exibido no Bairro da Fisel, em Seia, o filme “Mississipis”, de António-Pedro, que poderá também ser visto na Segunda-feira, no Largo da Igreja, no Sabugueiro.

Filmado ao longo de uma década, entre 2011 e 2021, no Interior de Portugal, este documentário acompanha o projecto “A Viagem”, concebido e conduzido pela coreógrafa Filipa Francisco, cujo percurso está ligado à dança contemporânea, assim como à intervenção social. Acreditando no poder transformador da arte, tanto a nível individual como colectivo, a coreógrafa reúne pessoas de diferentes idades e origens – que, muito provavelmente, nunca se teriam cruzado -, para colaborarem num espectáculo onde a dança contemporânea e a dança tradicional se entrecruzam.
Dentro deste espírito, a sessão da aldeia do Sabugueiro, contará antes do filme com um “Arroz Colaborativo”, dinamizado por José João Rodrigues e que reflete este espírito colaborativo na arte e na gastronomia.

A segunda parte do “Itinerante” conta com a exibição do filme “Os Verdes Anos”, de Paulo Rocha (1963), que terá cinco sessões. Assim, no dia 20 de Agosto, no Largo da Vila, em Sameice; no dia 21 no Largo da Nossa Senhora de Fátima em Santa Eulália; no dia 22 no Largo da Antiga Escola Primária, em Eirô; no dia 23 na sede da Associação de Tourais e no dia 27 no Largo da Capela da Nossa Senhora da Piedade, em Corgas.
Os “Verdes Anos”, um clássico do cinema português e um marco no movimento do Novo Cinema, conta a história de Júlio, que viaja para Lisboa, para trabalhar como sapateiro. Quando ele conhece Ilda, os seus valores colidem com as armadilhas burguesas da vida moderna.

O Cineclube de Seia exibe ainda em parceria com a Produção de Fusão a “Vida Luminosa”, de João Rosas, no dia 27 de Setembro no Parque da Vila, em Loriga e “O Sol do Futuro”, de Nanni Moretti, no dia 18 de Outubro no Salão Paroquial de Valezim.
O “Itinerante” é uma iniciativa do Cineclube de Seia, que está integrado na Associação de Arte e Imagem de Seia, e conta com a colaboração do Município de Seia, Juntas de Freguesia e várias instituições. Ao longo do ano, o Cineclube promove sessões quinzenais de cinema de autor, com foco no cinema português, na Casa da Cultura de Seia, algumas com a presença de realizadores e também sessões para escolas.

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares