A direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Egitanienses (AHBVE), que sofreu na semana passada a demissão de três elementos, já se encontra «devidamente reconstituída para prosseguir com as suas funções e responsabilidades associativas». A informação foi prestada por José Martins Igreja, na qualidade de presidente da Mesa da Assembleia Geral da AHBVE, num comunicado dirigido aos «associados e demais interessados», no qual recorda que Marco Rodrigues (2º tesoureiro), Henrique Sousa (2° secretário) e Erico Gomes (assessor) pediram a cessação de funções por «motivos de ordem pessoal e profissional».
Adianta que a aceitação dos pedidos produziram efeitos no passado dia 6, tendo depois sido «dado início ao processo de substituição dos referidos elementos», tendo um dos três suplentes, Manuel Nunes Rodrigues, recusado assumir funções. Assim, «foram designados, nos termos estatutários, para integrar a direcção» Sérgio Currais Daniel Osório.
De recordar que desde a eleição dos novos corpos sociais da AHBVE, ocorrida em Dezembro de 2023, são já cinco os elementos que abandonaram as funções. É que, cinco meses depois de ter tomado posse, Costa Gomes abandonou a presidência alegadamente por divergências com os restantes elementos da direcção relativamente ao processo de transição de comandantes. Pouco tempo depois, Alexandra Ornelas abandonou o cargo de secretária da Mesa da Assembleia da AHBVE, presidida por José Igreja. A estas duas saídas, juntaram-se agora as demissões de Marco Rodrigues, Henrique Sousa e Erico Gomes.
Actualmente, a direcção da AHBVE continua a ser presidida por Fábio Pinto, que tem como vice-presidentes Maria Manuela Fernandes e Sofia Carvalho. Os restantes elementos são Pedro Rato (1.° tesoureiro), Daniel Lucas (2.° tesoureiro), João Antunes Pereira (1.° secretário), Celina Coito (2.º secretário) e seguem-se três assessores: Lizbeth Maldonado, Sérgio Currais e Daniel Osório. José Igreja preside à Mesa da Assembleia Geral, tendo como António Barradas Moreira como vice-presidente. Quanto ao conselho fiscal, que é presidido por Orminda Sucena (presidente), permanecem Tiago Gomes (secretário) e António Manuel Vaz (ambos secretários). Como suplentes estão Bruno Ricardo Janela Neves, Tiago Saraiva Gomes e Maria Purificação Saraiva Gonçalves.