A Distrital do PSD confirmou, há momentos, em comunicado, que João Prata é candidato pelo partido à Câmara da Guarda. Como o jornal “Todas as Beiras” avançou na semana passada, excluída que estava a possibilidade de haver um acordo com o actual presidente Sérgio Costa, do movimento independente “Pela Guarda”, a alternativa passava pela escolha do actual presidente da Junta de Freguesia da Guarda para tentar reconquistar a presidência para o PSD.
O “TB” também tinha adiantado que a decisão dos dirigentes nacionais já estaria tomada, não havendo ainda, nessa altura, uma data definida para fazer o anúncio público. Agora, definida que está a data das eleições autárquicas (12 de Outubro), o PSD entendeu anunciar hoje a candidatura de João Prata.
Em comunicado enviado ao “Todas as Beiras”, a Comissão Política Distrital do PSD da Guarda evidencia que «João Prata é uma personalidade amplamente reconhecida no concelho pelo seu percurso académico, profissional e cívico». «Professor, com uma carreira marcada pelo rigor, pelo serviço público e pela dedicação à causa da educação, João Prata alia o conhecimento profundo da realidade local a uma visão estratégica para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do concelho da Guarda», salientam os dirigentes social-democratas.
No comunicado é relembrado que o ainda presidente da Junta de Freguesia da Guarda, «para além da sua longa experiência», como autarca, «desempenhou também funções como deputado à Assembleia da República em várias legislaturas, eleito pelo círculo eleitoral da Guarda». O PSD considera que «essa experiência parlamentar reforça o seu conhecimento das políticas públicas e da realidade nacional, ao mesmo tempo que consolidou a sua ligação ao território e à defesa dos interesses da região no plano legislativo».
«O seu percurso autárquico e parlamentar demonstra uma liderança próxima, competente e comprometida com os interesses da população», considera a Distrital social-democrata, frisando que «conhece de forma directa os desafios e as potencialidades do território, bem como mantém uma relação de confiança com as pessoas e as instituições locais».
A escolha de João Prata, adianta a comissão política social-democrata, «reflecte o compromisso do PSD com a construção de um projecto político renovador, credível e mobilizador, centrado nas pessoas e na valorização do potencial único do concelho».
A Distrital realça que «João Prata apresenta-se como a alternativa capaz de devolver ambição à Guarda, apostando no reforço dos serviços públicos, na dinamização económica, na atracção de investimento e na afirmação da cidade e do concelho como centro de excelência do Interior do país».
A terminar o comunicado, o PSD da Guarda «apela à mobilização de todos os cidadãos que acreditam numa Guarda com futuro, convidando a sociedade civil a participar ativamente neste projeto transformador».
Presidente de Junta de Freguesia desde 2001
João Prata, que desempenha actualmente o cargo de presidente da Junta de Freguesia da Guarda, tem 62 anos e é natural de Moçambique (cidade de Lourenço Marques, actual Maputo), onde realizou os estudos iniciais, tendo depois prosseguido a vida estudantil em Espinho, na Guarda e ainda em Viseu. É casado, pai de duas filhas, e reside na Guarda desde os 12 anos.
Tem a licenciatura em Educação Física e frequência do mestrado em Administração e Organização Escolar. Foi deputado na Assembleia da República de 2009 até 2011 e depois entre 2022 e 2023, em substituição de Gustavo Duarte que renunciou ao cargo para que foi eleito. Chegou ainda a exercer o cargo de delegado do Instituto Português da Juventude entre 2002 e 2005.
Foi presidente da Junta de Freguesia de São Miguel (Guarda) entre 2001 e 2013 e desde 2013 até agora preside à Junta de Freguesia da Guarda. É sócio fundador do Núcleo Desportivo e Social da Guarda.