Sábado, 2 Agosto, 2025
Google search engine
InícioRegiãoCidadãos organizam concentração na estação ferroviária de Nelas para exigir a reabertura...

Cidadãos organizam concentração na estação ferroviária de Nelas para exigir a reabertura integral da Linha da Beira Alta e IP e CP anunciam que começaram os testes no troço Pampilhosa-Mangualde

A escassos dias do 143.º aniversário da linha da Beira Alta e de vários cidadãos e associações da região organizarem uma concentração na estação ferroviária de Nelas para exigir a reabertura integral daquela infraestrutura ferroviária, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Comboios de Portugal (CP) informaram esta Sexta-feira que há comboios a testarem o troço entre as estações da Pampilhosa [concelho da Mealhada, distrito de Aveiro] e de Mangualde [distrito de Viseu]. «Tal como previsto, e na sequência das vistorias técnicas e ensaios à via e catenária desta linha, em concreto neste troço, iniciaram-se, esta semana, as marchas para formação de maquinistas», anunciaram as duas entidades. Em finais de Agosto, será a vez dos operadores de mercadorias, nomeadamente a MEDWAY e a CAPTRAIN”, «iniciarem as circulações, com a mesma finalidade».

«Com o início destas marchas de formação de maquinistas dos diferentes operadores ferroviários, é cumprida mais uma importante fase do planeamento definido para a abertura total da exploração comercial de passageiros e mercadorias do último troço da Linha da Beira Alta», realçam. Informam ainda que «a abertura total ocorrerá após a emissão da Autorização de Entrada ao Serviço, pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, e a conclusão do processo de Verificação de Conformidade CE, no âmbito das Especificações Técnicas de Interoperabilidade para os subsistemas Infraestrutura, Energia e Detecção de Comboios».

Há cerca de 15 dias, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, disse, na ocasião em que foi feito o anúncio da construção da ligação ferroviária em velocidade alta, entre Aveiro e Salamanca, que a Linha da Beira Alta fará parte desse corredor. Adiantou que acredita que, «até ao final do ano, prospectivamente Outubro» a linha estará «a funcionar».

Cidadãos e associações agendaram para Domingo uma concentração na estação de Nelas para exigir a reabertura integral da Linha

Vários cidadãos e associações da região agendaram para o próximo Domingo, pelas 14 horas, uma concentração na estação ferroviária de Nelas para exigir a reabertura integral da Linha da Beira Alta. A iniciativa, que coincide com o 143.º aniversário da histórica infraestrutura ferroviária, decorre sob o lema “Beira Alta na Linha, já!”.

Em comunicado enviado ao jornal “Todas as Beiras”, os promotores da concentração recordam que «há mais de três anos que populações e empresas da região da Beira Alta estão privados de um serviço ferroviário fundamental ao desenvolvimento desta região, com impacto na mobilidade, no acesso a serviços essenciais (saúde, educação, justiça..), na qualidade de vida, no turismo, e ainda com prejuízos económicos e sociais para a população», que vive na região.

«Esta acção, colectiva e apartidária, é promovida pelo Movimento Cívico pela Linha da Beira Alta, dinamizado por várias associações e instituições da região, a que se juntaram vários cidadãos residentes ou trabalhadores nesta região, que prepararam um documento – Manifesto pela Linha da Beira Alta – e que enviarão ao Presidente da República, Assembleia da República, ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, deputados eleitos pelos círculos eleitorais de Guarda, Viseu e Coimbra, Infraestruturas de Portugal e demais interessados», informam.

Nesse documento, que será lido na concentração, serão feitas diversas exigências, nomeadamente, «respostas claras da tutela, com um cronograma de intervenção público, transparente e fiscalizável», «um compromisso sério com garantias políticas e técnicas que respeitem as populações», «responsabilização pelos atrasos acumulados e pelos danos causados» e «medidas concretas de compensação e recuperação do serviço ferroviário regional, bem como um compromisso de estabelecimento de ligações de acesso às principais localidades (através de transporte complementar)»

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares