Segunda-feira, 5 Maio, 2025
Google search engine
InícioOpiniãoIRS: o que fazer (e o que não esquecer) na entrega da...

IRS: o que fazer (e o que não esquecer) na entrega da declaração

A época de entrega do IRS pode ser um momento de ansiedade para muitos contribuintes. Se ainda não entregou a sua declaração, não desespere! Com a data limite a aproximar-se do dia 30 de junho, há algumas coisas que deve saber para evitar surpresas e garantir que o processo seja o mais simples possível.

1. Confirme os dados pré-preenchidos
A Autoridade Tributária (AT) pré-preenche a declaração com informações que têm à sua disposição, como rendimentos de trabalho dependente, pensões ou outros. Mas atenção: nem sempre está tudo certo. Verifique se os valores, deduções e até o seu estado civil e agregado familiar estão corretos. Um erro aqui pode resultar numa“fatura” maior ou um reembolso menor.

2. Deduções à coleta: não perca nenhum benefício
Despesas com saúde, educação, lares ou até com a casa (como juros de crédito à habitação) podem ser deduzidas. É fundamental que verifique todas as despesas que podem reduzir o valor final a pagar ou aumentar o reembolso.

3. Prazos: não deixe para a última hora
Embora o prazo termine no dia 30 de junho, fazer a declaração mais cedo pode ajudar a corrigir eventuais erros, omissões ou divergências detetadas pela AT. E lembre-se: se entregar fora de prazo, pode haver coimas e juros.

4. Caso tenha filhos ou dependentes
Se têm filhos ou outras pessoas dependentes, não se esqueça de incluir todas as deduções associadas com os mesmos. Estes benefícios podem aumentar significativamente o valor do reembolso.

5. Confirme a sua conta bancária
Para quem espera um reembolso, não esquecer de ter a conta bancária correta associada. Evita complicações e garante que o processo de reembolso seja o mais rápido possível.

Em resumo, o IRS pode parecer complicado, mas com um pouco de atenção, é possível garantir que uma liquidação do imposto correto e justo, nem mais, nem menos. Por isso, reveja os seus dados, aproveita todas as deduções possíveis e não deixa a declaração para o último minuto.

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares