A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que, a partir da próxima Segunda-feira, começa a funcionar a Consulta de Enfermagem de Amamentação, integrada no Departamento de Saúde da Criança e da Mulher – Serviço de Obstetrícia. «Esta iniciativa tem como principal objectivo promover, apoiar e proteger a amamentação, oferecendo acompanhamento individualizado e especializado às mães e recém-nascidos, desde o pós-parto imediato e o regresso a casa», salienta a ULS, adiantando que «a consulta será assegurada por enfermeiros com formação avançada em Aleitamento Materno, proporcionando um espaço seguro para esclarecimento de dúvidas, orientação prática e apoio emocional».
Informa ainda que a marcação da consulta pode ser realizada directamente no Serviço de Obstetrícia ou através do contacto telefónico, «sendo o acesso gratuito para todas as utentes seguidas na ULS Guarda». Na nota à imprensa enviada ao “Todas as Beiras”, é referido ainda que «a consulta vai realizar-se às segundas e quartas-feiras, no horário das 15 horas às 16 horas, na Sala de Amamentação, junto ao serviço de Urgência Obstétrica».
A ULS realça que, com esta nova valência, «reforça o seu compromisso com os Cuidados de Saúde Materno-Infantil e com a promoção da amamentação como pilar fundamental para a saúde e o bem-estar do bebé e da mãe».