Durante três dias, a Guarda será palco do Festival Internacional de Ciência, organizado pela associação “Pint of Science”, onde investigadores de diferentes áreas são convidados a apresentar os seus projectos de uma forma simples inferessante num ambiente descontraído como um bar.
As conversas ocorrerão a partir de Segunda-feira e até Quarta-feira, em diferentes espaços mas sempre entre as 19h30 e as 22h30. Assim, no primeiro dia o encontro será no “Piano Café” para se falar de “Entropia e Rewilding: Reconectar o homem ao mundo”, com as presenças de Fernando Carvalho Rodrigues e Pedro Prata. No dia seguinte o local de conversas será no “A Tasca Farta”, sob o tema “Entre Apólo e Atena”, com Pedro Leitão e Joana Cabete. Na Quarta-feira, no “Sai de Gatas”, as conversas serão sobre “Camões era político”, com Daniel Martins e António Leitão.
O festival ocorre anualmente durante 3 dias no mês de Maio e em simultâneo em centenas de cidades do mundo. Em Portugal, o festival decorrerá em dez cidades. Para além da Guarda, haverá iniciativas em Almada, Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Lisboa e Porto.
Na sua página oficial, a “Pint of Science” informa que é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objectivo é tornar acessível a discussão científica a toda a população. Para tal, realiza anualmente um festival internacional de comunicação de ciência, “onde investigadores de diferentes áreas são convidados a apresentar os seus projectos de uma forma simples e interessante num ambiente descontraído como um bar”.