Ana Bacalhau, Madalena Sá Fernandes, Pedro Chagas Freitas e Rodrigo Guedes de Carvalho são alguns dos autores que está previsto marcarem presença no 3° “Guarda-Livros – Salão do Livro da Guarda”, que começa na próxima Sexta-feira e se prolonga até 1 de Junho. Como refere o Município da Guarda, este evento, que foi apresentado esta manhã, regressa à Alameda de Santo André com “uma área de exposição e venda de livros, concertos, performances, entrevistas, apresentações de livros, debates, conversas-concerto e, ainda, um reforço da programação infantojuvenil”. A autarquia adianta que são esperadas “mais de 40 figuras da cultura portuguesa numa iniciativa de entrada livre”.
Nesta terceira edição do “Guarda Livros”, organizado pelo Município da Guarda, através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, haverá “espaço para outras artes como a música e a pintura, sem esquecer a actualidade social e os mais novos”,
A autarquia destaca as presenças do escritor João de Melo, a propósito dos 50 anos de carreira literária, bem como de nomes como António Mota, Luís Osório, Pedro Chagas Freitas e Rodrigo Guedes de Carvalho. Também António Sala integra a programação, “através de um encontro especial com os utentes das instituições da Guarda, celebrando, desta forma, histórias, afetos e memórias”, realça a autarquia.
No universo das apresentações de livros, especial atenção para o Prémio Leya 2025 “Pés de barro” do autor Nuno Duarte. Pelo palco do “Guarda Livros” passarão ainda Bruno Vieira Amaral, Madalena Sá Fernandes, Maria João Lopo de Carvalho, Nuno Matos Valente, Raquel Varela e Sara Aidos.
“Na música, por sua vez, espaço para 3 conversas-concerto imperdíveis com Ana Bacalhau e os fadistas Márcia e Ricardo Ribeiro”, adianta a organização, que evidencia ainda que o palco receberá também Jhon Douglas, músico e performer do Brasil; Napoleão Mira com o espectáculo “Manual prático para emoções fortes” e, ainda, Miguel Amaral com a homenagem a “Carlos Paredes 100 anos”.
Durante esta edição do “Guarda-Livros” haverá a gravação, ao vivo, do podcast “Assim ou assado” do rapper e produtor Sam the Kid e do crítico gastronómico Marco Neves, bem como a inauguração da exposição “Eduardo Pessoa Lourenço”.