Serão assinados esta manhã, nas Ruínas Romanas de Bobadela, em Oliveira do Hospital, entre a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro e as entidades líderes das Estratégias de Eficiência Colectiva das Aldeias de Montanha, Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas do Centro, Portugal Romano e Queijos Centro de Portugal os planos de acção do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Os Planos de Acção PROVERE visam promover a cooperação e a inovação em cada uma destas áreas estratégicas através da implementação de projectos que valorizem os recursos endógenos, fortaleçam a identidade regional e contribuam para o desenvolvimento sustentável dos territórios e das comunidades envolvidas.
Os Planos de Acção que serão formalizados, pelas 11 horas em Bobadela,representam um compromisso estratégico com o futuro de setores cruciais para a Região Centro, no âmbito do Programa Regional do Centro, Centro2030.
As Aldeias de Montanha ambicionam revitalizar e valorizar o património natural e cultural dos territórios de montanha, promovendo um desenvolvimento sustentável e a fixação de população.
A Fileira dos Vinhos procura fortalecer a competitividade do setor vitivinícola regional, apostando na qualidade, inovação e promoção dos vinhos da região.
O Portugal Romano visa potenciar o vasto legado romano existente na região, transformando-o num motor de desenvolvimento cultural e turístico.
A fileira dos Queijos Centro de Portugal tem como objetivo valorizar e promover a qualidade e a identidade dos queijos regionais, apoiando os produtores e reforçando a sua presença no mercado.