Começou hoje no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo mais uma edição da “Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo”, que foi travada a 7 de Julho de 1664 e que opôs a armada lusitana, comandada por Pedro Jacques de Magalhães, às forças espanholas, culminando com uma importante vitória portuguesa.
De acordo com a programação, que se prolonga até Segunda-feira, ao final da tarde desta Sexta-feira havia em Castelo Rodrigo um cortejo histórico, seguido de repasto seiscentista e de danças e bailias, bem como uma arruada musical. Este dia termina com um teatro cómico no Palácio Cristóvão de Moura.
Amanhã, também em Castelo Rodrigo, haverá bailias e folguedos, uma arruada musical, manobras militares, passeio dos gansos, um concerto de música de época e teatro de marionetas. Destaque para o cerco e ultimato espanhol, previsto para as 18 horas na plataforma envolvente ao Palácio Cristóvão de Moura, e para o adestramento de aves de presa para a caça (19 horas), bem como para a recriação da Batalha de Castelo Rodrigo, no Largo das Faias, a partir das 22 horas.
No Domingo, o destaque vai para o julgamento dos prisioneiros espanhóis (15h30) o grande espectáculo de encerramento, a partir das 18h30. O último dia da recriação, decorrerá em Mata de Lobos. Assim, a partir das 20h30 haverá dança, música, teatralizações e espectáculo de fogo. Pelas 21 horas haverá a recriação da Batalha Final, no Largo Dr. Ricardo Machado. Este evento, organizado pelo Município de Figueira de Castelo termina pelas 23 horas com um espectáculo de fogo de artifício. (Foto: Município de Figueira de Castelo Rodrigo)