O candidato do PSD à Câmara de Seia, Paulo Hortênsio, apresentou metade da equipa às próximas eleições autárquicas. O evento, que decorreu no final da semana passada numa esplanada no centro da cidade, serviu também para dar a conhecer os primeiros nomes à Assembleia Municipal e alguns candidatos nas freguesias.
Conforme o Seia Digital já tinha antecipado em fevereiro, Susana Ferreira e Rodrigo Amaro, representantes do PSD e do JPNT e atuais vereadores na Câmara de Seia, são os nomes que se seguem a Paulo Hortênsio na candidatura à Câmara Municipal nas eleições de 12 de outubro.
Os primeiros candidatos foram divulgados na apresentação pública da candidatura do PSD, que conta com o apoio do movimento JPNT, na tarde da passada sexta-feira, numa esplanada no centro da cidade de Seia.
Sem surpresas, em quarto lugar surge o nome de Eloísa Ferreira (JPNT), que já vem marcando presença em algumas reuniões do executivo.
Na intervenção, Paulo Hortênsio salientou: “Conheço a nossa força, a nossa coragem e a nossa vontade de mudar”, prometendo, que “juntos vamos dar a Seia a força, o futuro e o orgulho que ela merece”, construindo “um futuro melhor para o nosso concelho”.
Na cerimónia, que decorreu junto aos edifícios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Seia, foram também divulgados alguns elementos da lista à Assembleia Municipal, liderada por Lúcia Leitão, seguindo-se Pedro Nuno Silva, Ana Dina Maia, Romeu Lopes e Carlos Coito.
Foram ainda apresentados alguns candidatos às Juntas de Freguesia, cujo processo de constituição já se encontra finalizado: Girabolhos (Armando Oliveira Abrantes), Pinhanços (Ruben Filipe Noves da Cruz), Sandomil (João Pedro Ferreira Batista), Santa Comba (Mário José Marvão Abranches), Santiago (António José Clara), Sazes da Beira (José Carlos Alves da Costa Freire da Silva), Sameice e Santa Eulália (António Jorge de Oliveira Brito), São Romão (Micaela do Rosário dos Santos Martins Ferreira), Seia (Nuno Miguel Lopes Caetano), Torroselo e Folhadosa (José Miguel Rodrigues da Silva Brás), Tourais (Luis António da Cruz Batista) e Vide (Romeu Miguel da Silva Neves).
A candidatura “Sim! Juntos por Seia” apresentou como mandatária geral Gabriela Almeida, Daniel Tadeu para a Juventude e Carla Reis para a parte financeira.
Por fim, a Comissão de Honra da candidatura é constituída por individualidades de vários quadrantes da sociedade, destacando-se alguns militantes e dirigentes históricos do PSD.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS saiu vencedor com 5.618 votos (43,68%) e elegeu quatro mandatos, seguido do PSD com 3.163 votos (24,59%) e dois mandatos, e do movimento JPNT com 2.283 votos (17,75%) e um mandato. O Chega obteve 718 votos (5,58%) e o PCP não foi além dos 436 votos (3,39%).
José Manuel Brito (Seia Digital)