Começaram as obras de requalificação física funcional do terminal ferroviário da Guarda para a concretização do Porto Seco, devendo estar concluídas daqui a nove meses. Trata-se um investimento de cerca de quatro milhões de euros, com financiamento no âmbito do Programa Regional do Centro – Centro 2030.
A obra é da responsabilidade da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que lançou o concurso público para a empreitada em finais de 2023. O processo esteve parado devido a uma questão formal que impedia a APDL de concorrer aos fundos comunitários. Só no passado dia 2 de Abril é que o Programa Regional do Centro – Centro 2030 publicou o aviso para o financiamento do Porto Seco da Guarda, tendo sido assim dado mais um passo para a concretização do projecto.
Para o presidente da Câmara, Sérgio Costa, trata-se de “uma obra muito importante para a Guarda, para a região e para o país”. “Agora já ninguém duvida que o Porto Seco da Guarda vai ser uma realidade daqui a oito ou nove meses”, salientou.

Em declarações esta tarde aos jornalistas, João Neves, da APDL, informou que os trabalhos, que deverão estar concluídos daqui a nove meses, visam “o prolongamento das vias férreas, aumento da área disponível para armazenamento de cargas e arranjo urbanístico da envolvente para a obra ficar bem enquadrada”. A infraestrutura terá como finalidade de “operar cargas que existem na região e que são do interesse das indústrias e dos centros de consumo que estão na proximidade da Guarda poderem aqui ser operados”, adiantou.
O projecto prevê a construção de um edifício administrativo, serviços aduaneiros, a extensão das vias-férreas existentes de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 metros. Contempla o aumento e reforço do terrapleno para permitir a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20 pés por ano e a vedação do perímetro e controlo de acessos. A futura empreitada compreende ainda a alimentação eléctrica para a ligação de contentores frigoríficos, telecomunicações e circuito de videovigilância, a instalação de uma báscula rodoviária e barreiras acústicas e integração paisagística.

