Desde Sexta-feira que decorrem em Mangualde os Campeonatos Nacionais de Estrada, para os escalões Sub 15, Sub 17 e Sub 1, organizados pela Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação de Ciclismo da Beira Alta, com a colaboração do Clube de BTT Azuribike Mangualde Team. Até este Domingo, os mais de 380 jovens ciclistas disputaram dez títulos nacionais de contra-relógio e fundo, nas categorias de juvenis, cadetes e juniores, masculinos e femininas.
No primeiro dia foram coroados os novos campeões nacionais de contra-relógio, nas categorias de cadetes e juniores, masculinos e femininos. Assim, em sub-17 ficam nos primeiros lugares Inês Fonseca, Bárbara Santos e Lara Lourenço. Na categoria de juniores femininos ficaram no pódio Emília Baía, Lara Ribeiro e Maria Marques.
Nos cadetes masculinos, Rodrigo Conceição sagrou-se campeão, tendo ficado em segundo lugar José Bancaleiro, seguido de Rodrigo Afonso. Em juniores masculinos, destacaram-se Rodrigo Jesus, Gonçalo Costa e Gonçalo Rodrigues. Pode verificar as classificações das provas realizadas nestes dois dias.
No Sábado, ficaram definidos mais definidos os campeões nacionais na prova de fundo de juvenis e nas provas de fundo femininas de cadetes e juniores. Mariana Peixoto, Matilde Ferreira e Carolina Bernardo conquistaram o pódio na categoria sub-15, enquanto Beatriz Rodrigues, Inês Fonseca e Beatriz Rodrigues se destacaram na categoria sub-17. Maria Coimbra, Emília Baía e Lara Ribeiro ficaram nos lugares cimeiros na categoria sub-19. Nos sub-15 masculinos, os primeiros classificados foram Lourenço Luciano, Luís Ferreira e Dinis Cabral.
Neste Domingo, último dia do evento, entraram em prova os cadetes masculinos, percorrendo 71,1quilómetros, enquanto os juniores masculinos encerram, esta tarde, o programa competitivo, com uma exigente corrida de 94,8 quilómetros.
(Fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo)







