Com o objectivo de angariar fundos para apoiar os tratamentos e necessidades diárias de Ângelo Querido, que foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em Maio de 2021, o grupo “Juntos pelo Ângelo” agendou para amanhã, no Alcaide (Fundão), uma caminhada solidária.
A concentração dos participantes será na Praça Joaquim Gil Pinheiro, onde será feita a entrega de “t-shirts” e haverá uma sessão de aquecimento orientada por João Santos e Sara Batista. A caminhada em direcção à Fatela começará meia hora depois, estando prevista a chegada ao Recinto do Anjo da Guarda por volta do meio-dia. Depois do almoço decorrerá um sorteio do “Cabaz Solidário”, seguindo-se o regresso dos caminheiros ao Alcaide.
Foi a 13 de Maio de 2021 que Ângelo Querido, natural do Fundão e na altura com 32 anos, foi diagnosticado com ELA.
Como contou a sua esposa, Ana Querido, numa entrevista à “Beira Baixa TV”, ele não fala, desloca-se em cadeira de rodas e “comunica através de um dispositivo colocado no computador ou ‘tablet’ que lê os olhos”.
A ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica é uma “doença neurológica degenerativa, progressiva e rara, sendo a forma mais frequente de Doença do Neurónio do Motor”, como é referido na página oficial da Apela – Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica). A associação informa ainda que “na ELA, os neurónios motores, que conduzem a informação do cérebro aos músculos do nosso corpo, passando pela medula espinhal, morrem precocemente”.