Com o objectivo de garantir a segurança dos peregrinos durante os seus trajectos a pé em direção a Fátima e ao seu Santuário, o Comando Territorial da Guarda encontra-se a desenvolver a Operação “Peregrinação Segura 2025”.
Como é referido numa nota à imprensa enviada ao “Todas as Beiras”, esta iniciativa das forças de segurança está dividida por duas fases, sendo que a primeira começou no Sábado e prolonga-se até ao próximo Domingo, havendo “o reforço do policiamento nas vias mais críticas utilizadas pelos peregrinos, com especial enfoque na sensibilização para comportamentos seguros e apoio à deslocação dos grupos pedestres”.
A segunda fase, decorre entre os dias 12 e 14 deste mês, estando prevista a “intensificação do policiamento no interior e envolvente do Santuário de Fátima, durante as celebrações religiosas”.
Na área de responsabilidade do Comando Territorial da Guarda, até amanhã será “implementado um dispositivo especial de segurança rodoviária em todas as estradas do distrito, com especial incidência na Estrada Nacional n.º 17, entre Celorico da Beira e Seia”.
A GNR salienta que “este dispositivo tem como objectivos principais garantir a segurança dos cidadãos em peregrinação, assegurar a fluidez do trânsito e prevenir situações de risco, nomeadamente atropelamentos, sobretudo em troços com bermas estreitas ou inexistentes”.
Aquela força ande segurança aconselha os peregrinos a “andar sempre em fila indiana; sinalizar o início e o fim dos grupos com elementos visíveis; circular pela berma contrária ao sentido do trânsito, sempre com coletes reflectores, de dia e de noite; evitar locais onde seja proibida a circulação de peões; fazer pausas regulares para descansar e hidratar-se”. É ainda aconselhado que evite “andar sozinho durante a noite e redobrar cuidados ao atravessar estradas; não utilizar telemóvel, auscultadores ou auriculares durante a caminhada; transportar os bens de valor junto ao corpo, evitando a exibição de objectos valiosos e o transporte de grandes quantias de dinheiro”. Para além disso, deve “ter sempre o telemóvel com bateria e contactos dos restantes elementos do grupo e manter vigilância constante sobre idosos e crianças”.
Aos condutores, a GNR aconselha a “redobrar a atenção, antecipando a presença de peregrinos na via; reduzir a velocidade e respeitar a distância de segurança dos peões; circular com os médios ligados, mesmo durante o dia; e abrandar nas zonas onde seja previsível a presença de peregrinos”.