Quarta-feira, 6 Agosto, 2025
Google search engine
InícioRegiãoGuardaAssociação Humanitária de Bombeiros Voluntários Egitanienses celebra este fim-de-semana o 149º aniversário...

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Egitanienses celebra este fim-de-semana o 149º aniversário com diversas actividades

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Egitanienses (AHBVE) celebra este fim-de-semana o 149.° aniversário. As comemorações começa na noite de Sexta-feira com um simulacro, seguindo-se, no Sábado, pelas 17h30, a romagem ao talhão dos Bombeiros no Cemitério Velho da Guarda e, uma hora e meia hora depois, será celebrada missa do aniversário na Igreja Paroquial de São Miguel da Guarda. A partir das 21 horas haverá um concerto solidário e comemorativo do aniversário na Sé Catedral com Amicis Ensemble.

De acordo com o programa, no Domingo, após o hastear das bandeiras no quartel da AHBVE, decorrerá a sessão solene comemorativa. Ao meio-dia haverá o corte do bolo de aniversário e pouco depois um desfile motorizado pelas principais ruas da cidade.

De recordar que o surgimento da Associação Humanitária remonta a 1856, quando, em resposta a um convite de Gerardo José Batoréu, um grupo de distintos cidadãos reuniram na sua casa e decidiram formar uma companhia de bombeiros voluntários com o fim de extinguir qualquer incêndio que se manifestasse na cidade. Isto mesmo é referido por Alvaro Guerreiro, ex-presidente da direcção da AHBVE, no seu livro “Apontamentos para a História dos Bombeiros Voluntários da Guarda e dos seus Quartéis-Sede”. O autor desta obra adianta que o padre José António Rebello viria a ser escolhido para primeiro presidente da direcção instaladora, cargo que apenas desempenhou por três dias, tendo sido substituído por Francisco da Silva Ribeiro, engenheiro e director das Obras Públicas.

Estatutos da AHBVE foram aprovados pelo governador Civil em Abril de 1877

Os estatutos da AHBVE foram aprovados pelo governador Civil, em 7 de Abril de 1877, tendo, a 17 de Junho, sido eleitos os elementos que viriam a constituir os órgãos directivos. O primeiro presidente foi Francisco António Patrício. Em 10 de Fevereiro de 1878, a jovem Associação Humanitária recebia a notícia de que a Câmara Municipal da Guarda tinha deliberado ceder à Associação o edifício denominado Igreja do Mercado, situada nas traseiras das arcadas da “Praça Velha”, que durante os últimos anos serviu de garagem de automóveis. O edifício viria a ser adaptado para arrecadação do carro-bomba comprado, em 1878, com verbas obtidas por subscrição pública. Em 26 de Janeiro de 1879, cerca de dois anos e meio depois da sua fundação, a Associação Humanitária passou a ocupar o primeiro edifício de que era proprietário. Em Agosto de 2003 viria a transferir-se para o actual quartel.

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares