Terça-feira, 29 Abril, 2025
Google search engine
InícioRegiãoGuardaAprovada a adjudicação da obra de remodelação da residência de estudantes na...

Aprovada a adjudicação da obra de remodelação da residência de estudantes na Guarda

Cerca de um ano depois da abertura do concurso para a transformação da ex-residência Gulbenkian, situada na Rua António Sérgio, em residência de estudantes, o executivo municipal da Guarda aprovou Segunda-feira a adjudicação da obra, orçada em 4,5 milhões de euros, de construção de uma residência de estudantes, com capacidade para 128 camas, que será disponibilizada aos estudantes do Instituto Politécnico da Guarda.

O presidente da autarquia, Sérgio Costa, disse a todos os jornalistas (e não apenas à Lusa) no final da reunião quinzenal, que a obra, adjudicada à empresa “Isidro Pires da Silva Construções”, vai ser financiada em 85% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e “o restante têm que ser os cofres do município a pagar”, não sabendo ainda “de que forma”. O autarca recorda que o empréstimo que o município queria contratualizar “há alguns meses era para pagar, designadamente esta empreitada” mas a oposição chumbou essa pretensão.

Sérgio Costa realçou que os trabalhos de remodelação daquele edifício são para “iniciar a todo o gás para que dentro dos prazos do PRR possa ser uma realidade e a sua entrada em funcionamento durante o próximo ano”.

Como o “Todas as Beiras” noticiou o ano passado, a residência de estudantes foi aprovada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, no âmbito da segunda fase do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo PRR.

O projecto visa requalificar o imóvel, que é actualmente ocupado pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil das Beiras e Serra da Estrela, que será transferido para as antigas instalações da Associação Comercial da Guarda.

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares