A Escola Secundária Afonso de Albuquerque (ESAA), da Guarda, marcou presença no Parlamento Jovem, que decorreu na Assembleia da República, nos dias 12 e 13 deste mês. Participaram nesta terceira e última fase da sessão nacional do Ensino Básico, três jovens do 9º ano de escolaridade da ESAA da Guarda. Afonso Meirinhos e Ricardo Neto assumiram a função de deputados e Susi Costa desempenhou o papel de jornalista. No entender de Luciano Calheiros, professor coordenador do programa na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda, os alunos envolveram-se “activamente nos trabalhos da 4ª Comissão, dando o seu precioso contributo no debate para estruturação da redacção final e aprovação de três medidas daquela comissão, que integram a Recomendação à Assembleia da República”.
“Os jovens viram também aprovada uma pergunta dirigida ao presidente da Assembleia da República [Pedro Aguiar-Branco], onde evidenciam a sua preocupação sobre o futuro dos jovens, tendo em conta a falta de emprego, os baixos salários e a falta de oportunidades no País”, acrescentou o docente, que se mostrou “muito satisfeito com o desempenho” dos seus alunos e com “a superior qualidade dos jovens políticos participantes na sessão, que muito fizeram pela promoção da educação para a cidadania”.
Sob o lema “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”, participaram na fase final do “Parlamento Jovem” 132 alunos provenientes de vários estabelecimentos escolares, que assumiram o papel de deputados e ainda cerca de 60 jovens alunos que assumiram o papel de jornalistas. Os alunos estiveram acompanhados pelos respectivos coordenadores do projecto.
O Parlamento dos Jovens tem por objectivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de actualidade.
Este ano o tema em debate foi «Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens».
O evento foi organizado pela Assembleia da República, em parceria com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Direcções Regionais de Educação e da Juventude da Região Autónoma dos Açores, Direcções Regionais de Educação e de Juventude da Região Autónoma da Madeira.