A factura da água vai ficar mais barata, ainda esta ano, nos concelhos que são servidos pela empresa Águas do Planalto, nomeadamente Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.
O anúncio público desta baixa no preço foi feito na passada Segunda-feira pelos autarcas daqueles cinco concelhos, numa conferência de imprensa que decorreu na sede da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), no Borralhal.
A conta do abastecimento público vai descer até ao Verão em média 27,5 por cento, mas a redução vai ser ainda mais acentuada para as famílias (33%).
A factura deverá baixar até ao final do primeiro semestre deste ano, após o visto do Tribunal de Contas. “Contas feitas, além da descida global das tarifas que se cifra nos 27,5%, está prevista uma redução da fatura para os clientes domésticos de 33% e para os não domésticos de 14%. Com esta mudança, as famílias que consomem 120 m3 anuais de água vão poupar por ano 90 euros”, salientamos autarcas.
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) vão beneficiar de uma descida do preço ainda maior, que chegará aos 40%.
Quanto ao tarifário social, para os agregados familiares carenciados, também será alterado, registando-se uma baixa de 80 por cento.
Esta redução é o resultado da negociação entre Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e a concessionária (Águas do Planalto), tendo esta última direito à reposição de equilíbrio financeiro do contrato de concessão, para compensação da perda de receitas pela não actualização das tarifas entre os anos de 2017 e 2022. Em contrapartida, e para compensar esta quebra de proveitos, foi deliberado entre as partes prolongar o contrato de concessão, que terminaria em Abril de 2028, por mais 11 anos.
“Estamos a viver um momento histórico com esta redução bastante significativa da tarifa da água nestes cinco municípios”, afirmou o presidente da autarquia de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, que é também presidente da Associação de Municípios do Planalto Beirão.