A “Bolsa de Mérito João Lopes” foi foi este ano atribuída a Mónica Patrícia Martins Saraiva. Criada em 2015 pelo Clube Escape Livre (CEL) em colaboração com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) para prestar homenagem a João Lopes, tem como ponto de partida o Curso de Comunicação e Relações-Públicas daquela instituição de ensino para encontrar o aluno de excelência que receba a bolsa no valor de 1.500 euros. ´É, como salienta o CEL, «um estímulo para manter o compromisso com o conhecimento e ajudar no arranque» da vida profissional dos estudantes.
Como tem sido tradição nestes dez anos, a “Bolsa de Mérito João Lopes” foi entregue por Beatriz Lopes, filha do homenageado, a Mónica Patrícia Martins Saraiva que se junta, assim, a uma longa galeria de premiados. Tatiane Pais dos Santos e Catarina Nunes Rodrigues foram as primeiras em 2015. Seguiam-se Paula Rosa Marques (2016), Catarina Graça (2017), José Luís Correia Lopes (2018), Natacha Maria Fernandes (2019), Ana Matilde Magalhães Lopes (2020), Mariana Lucas Neca (2021), Catarina da Silva Ferreira (2022) e Mariana Pires Ferreira (2023).
«Comunicador, incansável na amizade e na defesa dos valores fundamentais da humanidade», João Lopes foi «destacado colaborador do Clube Escape Livre e aliava num homem afável um coração generoso e uma amizade sem limites», recorda o CEL numa nota à imprensa, salientando que «desapareceu cedo demais, mas deixou um legado de conhecimento e valorização do empenho e compromisso com a vida académica.deixou um vazio no Clube Escape Livre e na sociedade da Guarda quando em 2014 faleceu vítima de doença súbita».