Ana Paula Duarte, actual vice-presidente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), vai ser a primeira mulher a ocupar o cargo de topo da UBI. A professora catedrática, de 63 anos, foi hoje eleita como reitora, ao conseguir 23 votos favoráveis no Conselho Geral, enquanto o seu adversário, Abel Gomes, só conseguiu três votos. A tomada de posse como deve acontecer ainda durante este mês.
“Espero ter uma universidade diferente – quanto mais não seja porque sou uma pessoa diferente – uma universidade mais aberta, mais inclusiva”, afirmou a sucessora de Mário Raposo.
Como é recordado na página oficial daquela universidade, Ana Paula Duarte tem 63 anos e é natural de Pombal. Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra, doutorou-se em Engenharia do Papel na UBI, instituição onde apresentou também Provas de Agregação, em Engenharia do Papel.
Iniciou carreira profissional como Técnica Superior de Laboratório no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Distrital do Fundão, em 1986, tendo desempenhado esta função até 1987.
A 21 de Setembro do mesmo ano ingressou na UBI, no Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel da Faculdade de Engenharia, tendo chegado a Professora Catedrática em 2009.
Em 2009, na sequência da extinção do Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel, passou a integrar os quadros da Faculdade de Ciências da Saúde, até ao presente.
Além da carreira de docente e investigadora, participou em diversos órgãos da UBI, destacando-se o cargo de Vice-Reitora da Investigação e Inovação entre 2009 e 2013, tendo criado o Instituto Coordenador da Investigação, que também presidiu.
Foi ainda eleita para o primeiro Conselho-Geral da UBI, em 2008. Voltou a integrar o órgão nos mandatos iniciados em 2016, 2020 e 2024, tendo encabeçado listas nos dois primeiros. Coordenou o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), em dois mandatos sucessivos, entre 2015-2019.
Actualmente é Vice-Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde para a Investigação, Projectos com a Comunidade e Gestão dos Núcleos da Faculdade, função que desenvolve desde 2017. E também directora do Doutoramento/3.° Ciclo em Ciências Farmacêuticas.