A Escola Maria Matos, que funciona na Guarda e em Pinhel, apresenta este fim-de-semana, nas duas cidades, uma adaptação da obra “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen.
As duas primeiras sessões deste bailado narrado decorrerão no Sábado, no Cineteatro São Luís, em Pinhel, uma com início previsto para as 15h30 e outra a partir das 18h00. No dia seguinte, será a vez do palco do Auditório da Câmara Municipal da Guarda receber o espectáculo, que também terá duas sessões (15h30 e 18h).
De acordo com uma informação enviada ao “TB”, a Escola Maria Matos abriu em 2019 no concelho de Pinhel e conta actualmente com cerca de 120 alunos, divididos por Pinhel e Guarda, com idades compreendidas entre os 3 e os 75 anos.
Em 2023 abriu uma nova escola na Guarda. Natural do Porto, Maria Jorge Neves Matos, proprietária da escola, licenciou-se em arquitectura mas decidiu apostar na formação de ballet clássico, tendo dado aulas no Centro de Dança do Porto. Desde 2007 lecciona as disciplinas de ballet clássico, barra no solo, ballet futebol e dança criativa.
“O ensino artístico é a base deste projecto mas desde o primeiro dia teve também o objectivo de contribuir no desenvolvimento de cada criança”, salienta a escola, adiantando que é desenvolvido “um ensino lúdico e abrangente para os alunos que procuram na dança ou na música uma ocupação saudável dos seus tempos livres”. “Paralelamente, preparamos um ensino específico, moderno e exigente para os jovens que procuram no mundo artístico um futuro”, refere ainda a escola.