O PSD nacional e a distrital deverão confirmar a candidatura de João Prata à Câmara da Guarda. Como o jornal “Todas as Beiras” avançou na semana passada, excluída que estava a possibilidade de haver um acordo com o actual presidente Sérgio Costa, do movimento independente “Pela Guarda”, a alternativa passava pela escolha do actual presidente da Junta de Freguesia da Guarda para tentar reconquistar a presidência para o PSD.
O “TB” também tinha adiantado que a decisão dos dirigentes nacionais já estaria tomada, não havendo ainda, nessa altura, uma data definida para fazer o anúncio público. Agora, definida que está a data das eleições autárquicas (12 de Outubro), o PSD entendeu anunciar hoje a candidatura de João Prata.
Presidente de Junta de Freguesia desde 2001
João Prata, que desempenha actualmente o cargo de presidente da Junta de Freguesia da Guarda, tem 62 anos e é natural de Moçambique (cidade de Lourenço Marques, actual Maputo), onde realizou os estudos iniciais, tendo depois prosseguido a vida estudantil em Espinho, na Guarda e ainda em Viseu. É casado, pai de duas filhas, e reside na Guarda desde os 12 anos.
Tem a licenciatura em Educação Física e frequência do mestrado em Administração e Organização Escolar. Foi deputado na Assembleia da República de 2009 até 2011 e depois entre 2022 e 2023, em substituição de Gustavo Duarte que renunciou ao cargo para que foi eleito.
Foi presidente da Junta de Freguesia de São Miguel (Guarda) entre 2001 e 2013 e desde 2013 até agora preside à Junta de Freguesia da Guarda. É fundador do Núcleo Desportivo e Social da Guarda.