Terça-feira, 29 Abril, 2025
Google search engine
InícioCultura“Beat na Montanha 3” culmina no dia 14 de Junho com a...

“Beat na Montanha 3” culmina no dia 14 de Junho com a apresentação pública do espectáculo de “hip-hop”

Cerca de três dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas da Sé, na Guarda, integram o “Beat na Montanha 3”, um projecto de criação artística que visa a inclusão através da arte, concebido por Luís Sequeira (B. Riddim).
Esta terceira edição do “Beat na Montanha” arrancou em Janeiro e prolonga-se até Junho, “trazendo consigo novas ferramentas para estimular a criatividade dos participantes”.
Como é explicado numa nota à imprensa, “os alunos dividem-se em dois grupos: um explora as vertentes da música e da palavra, na criação de um espectáculo de hip-hop; o outro explora as componentes audiovisuais, fotografia e vídeo, na documentação do processo criativo”.
Realizado em parceria com o Teatro Municipal da Guarda, no âmbito do Plano Nacional das Artes, este projecto envolve alunos das escolas da Sé e Carolina Beatriz Ângelo, que são desafiados a desenvolver uma proposta artística multidisciplinar. “Através de diversas formas de expressão – fotografia, design, vídeo, animação, música e palavra – os jovens exploram as suas aptidões e criam uma obra colectiva que reflecte as suas vivências e aspirações”, explica a organização.
O objectivo principal “passa por incentivar cada aluno a descobrir e afirmar a sua identidade criativa, ao mesmo tempo que aprende novas técnicas e compreende o potencial da arte enquanto forma de expressão e comunicação”. Para além de criarem as músicas e letras que irão compor o espectáculo de “hip-hop”, são os próprios alunos os responsáveis pela criação dos conteúdos para as redes sociais do projecto, bem como pela produção dos conteúdos audiovisuais que serão utilizados em palco durante espectáculo. Haverá ainda a apresentação de uma exposição de fotografia analógica, totalmente produzida num laboratório existente na Escola da Sé, pelos alunos que integram a componente de fotografia e vídeo do Beat na Montanha.
O projecto culmina no dia 14 de Junho, com a apresentação pública do espectáculo de “hip-hop” e da exposição de fotografia analógica, a ter lugar no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda.
Nesta edição, a direcção artística está a cargo de Luís Sequeira (músico e produtor), André Neves (rapper do colectivo portuense Dealema) e Miguel Silva (fotojornalista da Agência LUSA).
Luís Sequeira, criador e mentor do projecto desde a sua primeira edição, citado na nota à imprensa, refere que “esta temporada representa um regresso às origens e aos sonhos próprios da juventude” e “aproxima-se bastante” daquilo que foi feito na primeira temporada, em que trabalharam com jovens de idades semelhantes, ou até mais novos. “A grande diferença está em relação à segunda temporada [que teve lugar no Estabelecimento Prisional da Guarda], que envolveu um contexto de reclusão, com participantes que não podiam sequer sair do seu espaço”, explicou.
O músico destaca ainda que, desta vez, foi o Agrupamento de Escolas da Sé quem fez a sugestão para acolher o “Beat na Montanha”, por causa do Plano Nacional das Artes, onde foi inserido o projecto e também tendo em conta a parceria com o Teatro Municipal da Guarda. (Fotos: DR)

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares