Terça-feira, 29 Abril, 2025
Google search engine
InícioSociedade“Os mais pobres, a luta pela justiça social e a paz entre...

“Os mais pobres, a luta pela justiça social e a paz entre as nações estiveram sempre presentes nas suas preocupações de pastor”, recorda o bispo de Aveiro

“Este é o desafio que a Ressurreição de Jesus traz a todos os seus discípulos e que se concretizou, nesta manhã de Páscoa, na vida do nosso Papa Francisco”, refere o bispo de Aveiro, António Moiteiro, na sua mensagem sobre a morte do líder da Igreja.
Na sua opinião, “o novo impulso que imprimiu na Igreja à evangelização com a publicação da sua primeira encíclica A alegria do Evangelho colocou o Concílio Vaticano II no centro do seu pontificado, continuando o que o Papa S. Paulo VI tinha feito com o documento O Evangelho para o nosso tempo”.
“Os mais pobres, a luta pela justiça social e a paz entre as nações estiveram sempre presentes nas suas preocupações de pastor. Foi uma voz profética neste mundo tão desigual e de ideologias totalitárias que não colocam a dignidade do ser humano no centro das suas preocupações”, recorda António Moiteiro.
Salienta que que “o estilo sinodal que está a ser implementado é talvez o maior contributo que podia deixar a uma Igreja mais participativa, mais povo de Deus, onde todos os batizados, por sermos filhos de Deus, tempos um lugar ativo na sua missão”.
Relembra que “o Papa Francisco colocou o papel das mulheres no lugar que lhes é próprio na Igreja. As mais recentes nomeações de mulheres para a Cúria Romana são exemplo disto mesmo”.

Artigos Relacionados
- Advertisment -
Google search engine

Artigos mais populares