Joaquim Brigas deverá ser o cabeça-de-lista do PS às legislativas no círculo eleitoral da Guarda

0
13

O actual presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Joaquim Brigas, deverá encabeçar a lista de candidatos a deputados do PS pelo círculo eleitoral da Guarda às legislativas de 18 de Maio. Esta noite, a Comissão Política Distrital da Guarda aprovou já os seis elementos da lista. Assim, Joaquim Brigas surge em primeiro lugar, em segundo Ana Margarida Cardoso (presidente da Federação das Mulheres Socialistas) e em terceiro Fábio Pinto (ex-presidente da Federação da JS da Guarda e actual deputado na Assembleia de Freguesia da Guarda). Miguel Will (líder distrital da JS) é o primeiro suplente, seguindo-se Tânia Martinho (Almeida) e António Miguel Carvalho (Manteigas).
A escolha terá que ser confirmada amanhã pela Comissão Política Nacional do partido que reúne para aprovação definitiva das listas aos círculos eleitorais.
De recordar que, à semelhança do regulamento aplicado o ano passado para a escolha da lista às legislativas, os militantes do distrito da Guarda podiam apresentar na Federação Distrital uma espécie de candidatura a serem candidatos e depois caberia ao secretariado distrital apontar dois nomes para cada lugar, para, finalmente, a comissão política federativa fazer a escolha definitiva a enviar para a sede do Largo do Rato.
Desde 2018 que Joaquim Brigas é presidente do Instituto Politécnico da Guarda, assumindo a presidência de outras associações tecnológicas e educativas. Em Junho de 2023, tinha sido reeleito pelo Conselho Geral do Politécnico da Guarda para mais quatro anos à frente do IPG